domingo, 28 de Abril de 2024  07:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-02-2017

Ílhavo: Pedidos de apoio social cresceram em 2016.



Ílhavo regista aumento de 11,6% no número de processos por ajuda do Fundo Municipal de Apoio a Famílias e Indivíduos Carenciados em 2016.

Em 2015 tinham sido 799 os requerimentos e em 2016 registaram-se 854 processos. A Câmara de Ílhavo fez balanço à atividade na área social na primeira reunião do Conselho Local de Ação Social.

Paulo Costa, vereador que tutela a pasta, revela que ao aumento do número de casos correspondeu também aumento nos apoios. A maioria em casos de pagamento de água, energia e prestações bancárias.

“No ano de 2016 deram entrada um total de 854 requerimentos, sendo que 395 se reportaram à área da Ação Social Escolar, 243 a apoio para pagamento de fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, 136 a apoio ao pagamento de renda de casa do mercado privado, 25 para comparticipação em empréstimo bancário para a aquisição de habitação, 23 para redução das taxas devidas pela frequência no Programa das Férias Divertidas, 20 para a redução das taxas devidas pelo ingresso ou frequência nos equipamentos desportivos ou culturais 9 requerimentos para produtos de apoio a pessoas portadores de deficiência ou em situações de dependência e, por fim, 2 para pagamento de quotas de condomínio de habitação social”.

Estas medidas, segundo a autarquia, envolveram 711 famílias, abrangendo 1.240 pessoas, totalizando um investimento da Câmara Municipal de Ílhavo de 115.736,07 euros, o que representou um aumento de 27% face a 2015 com reforço dos montantes do apoio.

O Município anuncia também que passa a dispor de rede local de intervenção social, um serviço descentralizado da segurança social que é assegurado pelo CASCI e que se articula com o Atendimento Social Integrado de Ílhavo.

Paulo Costa diz que a opção foi manter esse serviço por considerar o ASI pioneiro. “Fosse qual fosse o resultado desta candidatura assumimos que não iríamos abandonar o modelo do ASI. O atendimento é feito em equipa, o apoio em equipa e a contratualização em equipa. Não iremos deixar de o fazer. Estamos a adaptar um novo instrumento que está no território ao que já existia. Outros município anularam algumas respostas e sentimos hoje que não foi a melhor solução”.

O primeiro encontro anual do Conselho Local de Ação Social, que teve lugar no passado dia 30 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, avaliou a realidade da intervenção social e conclui que é necessário avaliar as respostas sociais com atenção. A oferta para idosos, pelas alterações do perfil com as doenças degenerativas, e as respostas em creche são desafios de futuro num município com a natalidade a crescer (com áudio).

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®